Adequações no prédio da Casa da Cultura devem começar logo

Geral


11/07/2025 - O prédio localizado na Rua Tapajós, ao lado do Corpo de Bombeiros, onde funcionou até algum tempo atrás a Subsecretaria de Trânsito, deve ser remodelado de acordo com projeto já aprovado, cujos trabalhos serão iniciados nos próximos dias, para sediar a Casa da Cultura "Leopoldo de Arruda Castro".
De acordo com o secretário de Cultura, Luís Carlos dos Passos Sanches, o espaço estará parcialmente integrado com o Teatro Municipal "José Antônio Parra Gomes", mas também vai abrigar diversos projetos culturais, como é o caso da Orquestra Municipal "Maestro Júlio de Castro", o Consórcio Intermunicipal de Artes e Cultura (CIAC), o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tupã (CMPCT), oficinas culturais e espaço para alojamento e refeitório destinados a artistas que estejam se apresentando na cidade. 
O prefeito Renan Pontelli aprovou a proposta, e o projeto está em fase final de elaboração, para depois ser encaminhado para viabilização. Assim, será criada a Casa da Cultura, que vai homenagear o saudoso músico Leopoldo de Arruda Castro, um dos maiores nomes da cultura tupãense.

O 'bandleader'
Leopoldo de Arruda Castro nasceu em 1º de março de 1934, em Terra Roxa, cidade do Estado de São Paulo. Desde os 7 anos de idade começou a estudar música com seu pai Júlio de Castro, trompetista e maestro. Em 1948, a família Castro mudou-se para Tupã, quando Leopoldo estava com 14 anos. 
O pai e maestro Júlio de Castro iniciou todos os seus filhos na arte da música: Nelson, Wilson, Gelson, Jasson, Júlio, Adilson e Leopoldo. O maestro Júlio de Castro, com alguns de seus filhos e outros músicos, formou o conjunto musical Júlio de Castro. 
Os músicos da família Castro demonstraram o talento musical herdado do pai, e então constituíram o embrião de reconhecidas orquestras que embalaram, com os seus sons, os anos 50 e 60 do século XX. 
Nesse período, Tupã fica conhecida como a cidade de músicos e orquestras memoráveis. Leopoldo, durante 13 anos, participou decisivamente, assim como alguns de seus irmãos, dessa história de glórias musicais conquistadas pela qualidade que os Castro e outros importantes músicos prestaram para a música instrumental.
Leopoldo e Orquestra Tupã, ao longo de seus mais de 40 anos de existência, se apresentou em todo território nacional e em vários países da América do Sul. Troféus e premiações importantes fazem parte da sua história de conquistas, a exemplo de ter recebido do Clube Piratininga de São Paulo, um dos mais celebrados clubes de dança de salão do País, o título de "A Melhor Orquestra do Brasil".
A história musical da família Castro se reveste de grande respeito. Júlio de Castro iniciou essa história e Leopoldo, com seu amor à música, talento e determinação, a manteve, contagiando com sua arte e a sua Orquestra Tupã.
Vale destacar ainda que um dos grandes nomes da jovem guarda (movimento musical da época), o saudoso Luiz Fabiano, nome artístico de Jair Rodrigues, foi um dos principais cantores de Leopoldo e Sua Orquestra, brilhando na parada de sucessos, chegando a ser um campeão de vendas de discos e a fazer sucesso nacional. 
A Leopoldo e Orquestra Tupã foi desativada em 2018, mas deixou um legado para a música brasileira e um exemplo de dedicação à cultura.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade