Tupã-Quatá: Liberação da ponte no ribeirão Água Bonita ainda sem prazo

Geral


16/07/2025 - A ponte sobre o ribeirão Água Bonita, localizada na vicinal Tupã-Quatá, localizada cerca de dois quilômetros antes de chegar na cidade de Quatá, cuja construção se prolonga por mais de um ano, ainda não tem prazo para a liberação. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) alega que, antes disso, será preciso fazer uma inspeção técnica.
Para muitos motoristas, que costumam transitar regulamente pela estrada, a demora não se justifica, pois a passagem está pronta há cerca de dois meses. Apesar disso e das constantes paralisações da obra, que está em execução há mais de 15 meses, os condutores de veículos leves e motos não são muito prejudicados, pois utilizam uma ponte de madeira, ao lado da que foi construída em concreto. Mas não é possível a utilização por caminhões, ônibus e mesmo vans.

A obra está sendo realizada com recursos do governo estadual. A Prefeitura de Quatá ficou responsável pela limpeza do terreno, o que foi feito em tempo recorde, com a retirada da estrutura da anterior. A nova ponte é mais alta e possui 50 metros de comprimento, com um investimento de cerca de R$ 7 milhões. 

Vale destacar que a ponte é um importante ponto de ligação entre Tupã e Quatá, facilitando o trânsito de moradores e produtores rurais.  Também liga duas regiões do Estado de São Paulo e conta com muitas empresas instaladas, além de propriedades rurais.
Temporal
Na madrugada do dia 13 de março de 2022, a ponte sobre o ribeirão Água Bonita foi interditada após ser levada pelas fortes chuvas. Desde então, o tráfego entre as duas cidades pela estrada vicinal ficou interrompido. Essa situação já perdura por mais de 40 meses.
Sem recursos para a obra, a Prefeitura de Quatá buscou apoio do governo estadual. Após insistência, o DER abriu licitação e contratou uma empreiteira de Barueri. A construção começou bem, mas enfrentou várias paralisações ao longo dos meses, exigindo repetidas intervenções para o andamento da obra, que agora chega ao seu final, mas ainda sem prazo para a liberação do trânsito.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade