Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail:
Últimas Notícias:
23/07/2025 - Dos 644 municípios paulistas jurisdicionados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), 555 cidades (86%) receberam alertas, conforme disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal n.º 101/2000, por apresentarem indícios de irregularidade na gestão orçamentária, arrecadação abaixo do esperado ou gastos excessivos com pessoal.
Os dados constam em novo levantamento da Corte de Contas paulista na Plataforma Visor Social de Relatórios de Alertas (VISOR), relativos ao segundo bimestre/primeiro quadrimestre de 2025.
A Prefeitura de Tupã recebeu 4 alertas neste ano do Tribunal de Contas. Já a Câmara Municipal apenas um.
Alertas
O levantamento aponta que dos 555 municípios alertados pelo Tribunal de Contas, cerca de 86% (480) apresentam indícios de irregularidade na gestão orçamentária, sendo enquadrados no inciso V, parágrafo 1º do artigo 59 da LRF.
Segundo o TCESP, 362 prefeituras – 65% das cidades - estão com a arrecadação abaixo do esperado para o período (inciso I, parágrafo 1º do artigo 59 da LRF). A Corte expediu alertas a 57 municípios por gastarem de maneira excessiva com pessoal (inciso II).
Levando em conta as 644 cidades paulistas, exceto a capital, apenas 49 delas - o que representa 14% do total - estão regulares em suas contas e não receberam nenhum tipo de alerta. Quarenta (40) municípios não encaminharam seus balancetes ao Tribunal de Contas e tiveram suas análises prejudicadas.
A não apresentação das contas configura ato de improbidade administrativa e crime de responsabilidade, ficando o responsável sujeito a diversas penas, inclusive ao pagamento de multa, nos termos da LC n.º 709/1993.
O Tribunal de Contas examinará os casos de descumprimento e motivações, quando da elaboração do relatório das contas anuais do exercício de 2025.
29/07/2025 - O município de Tupã conta com câmeras modernas de monitoramento[...]
29/07/2025
29/07/2025 - A União Europeia (UE) propôs ontem (28) uma medida inédita con[...]
29/07/2025
29/07/2025 - A Secretaria de Esportes está comemorando os resultados obtidos du[...]
29/07/2025
Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail: