Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail:
Últimas Notícias:
23/07/2025 - O governo de São Paulo antecipou o repasse de mais de R$ 114 milhões do IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal) para os 645 municípios do Estado. Previsto inicialmente para setembro, o pagamento foi adiantado visando fortalecer as ações voltadas à atenção básica.
"A antecipação do repasse reforça nosso compromisso com o fortalecimento da atenção básica nos municípios. Com os recursos do IGM SUS Paulista, as prefeituras ganham mais previsibilidade e capacidade de resposta para cuidar da saúde da população", destacou Priscilla Perdicaris, secretária de Estado da Saúde em exercício.
Os recursos financeiros foram transferidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) aos municípios na modalidade "fundo a fundo", destinada à cobertura das ações e serviços de saúde implementados pelos estados, distrito federal e municípios, cujos valores da primeira parcela do componente fixo são apresentados na tabela de pagamento da antecipação do programa.
Em janeiro deste ano, o governo de São Paulo já destinou cerca de R$ 228 milhões do IGM SUS Paulista às prefeituras, para promover ações de prevenção e promoção de saúde pública dos 645 municípios, com resultados mensurados por meio de indicadores de performance, dentre eles combate às arboviroses, cobertura vacinal, mortalidade infantil e cobertura de pré-natal.
O IGM SUS Paulista também está alinhado ao projeto de regionalização da saúde, buscando uma melhor organização e estruturação das demandas regionais de saúde.
Aumento na cobertura
Em 2024, com o suporte do IGM SUS Paulista, três imunizantes superaram a meta de cobertura vacinal no Estado, quando comparado com 2022. A cobertura da vacina BCG, que protege contra a tuberculose, foi de 79,9% para 90,3%. No caso da vacina contra rotavírus, a cobertura foi de 89,5% para 90,2%. Já a tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola, aumentou de 92,5% para 98,7%.
"Com o programa já colhemos resultados concretos, como o aumento significativo na cobertura de diversos imunizantes do calendário básico entre 2022 e 2024. Esse avanço é reflexo de uma gestão comprometida e de ações estratégicas, como o IGM SUS Paulista", reforçou a secretária de Estado da Saúde em exercício.
28/07/2025 - Criado para oferecer apoio e incentivo ao desenvolvimento de pequen[...]
28/07/2025
29/07/2025 - A União Europeia (UE) propôs ontem (28) uma medida inédita con[...]
29/07/2025
29/07/2025 - A Polícia Militar Rodoviária interceptou ontem à tarde em Presi[...]
29/07/2025
Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail: