Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail:
Últimas Notícias:
15/09/2025 - A vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por 80% dos casos de bronquiolite e 60% de pneumonias em crianças menores de 2 anos, passará a ser oferecida pelo SUS em novembro deste ano. A distribuição da vacina na rede pública para a proteção de gestantes e bebês começa na segunda quinzena de novembro.
Em 2025, os casos de VSR em bebês tiveram um aumento de 52%. Na rede particular, a vacina para bebês pode custar até R$3.680,00, em média.
O VSR é comum no Inverno e complicações associadas a ele, como bronquite, bronquiolite e pneumonia, levaram a 83 mil internações de bebês prematuros, entre 2018 e 2024, no Brasil.
A imunização materna favorece a transferência de anticorpos para o bebê, o que contribui para a proteção nos primeiros meses de vida, período de maior vulnerabilidade ao VSR.
A vacina tem potencial para prevenir cerca de 28 mil internações por ano, oferece proteção imediata aos recém-nascidos e vai beneficiar aproximadamente 2 milhões de bebês nascidos vivos.
- A cada cinco crianças infectadas pelo VSR, uma necessita de atendimento ambulatorial
- Em média, uma em cada 50 acaba hospitalizada no primeiro ano de vida.
- No Brasil, cerca de 20 mil bebês menores de um ano são internados anualmente.
- O risco é mais elevado entre os prematuros, cuja taxa de mortalidade é sete vezes maior do que a de crianças nascidas a termo.
Com a vacina, espera-se ter uma prevenção da bronquiolite e também das repercussões da doença. O infectologista Renato Kfouri explica que há cada vez mais evidências apontando para a associação entre ter uma bronquiolite e desenvolver o chiado recorrente e asma.
"Países que já implementaram estratégias de prevenção da bronquiolite já reduziram em quase 50% as visitas a serviços de emergência por qualquer causa. Os prontos-socorros já ficaram 50% mais vazios, assim como as UTIs, promovendo a possibilidade de uso da terapia intensiva dos leitos para outras utilidades", destaca Kfouri.
O Brasil passará a produzir o imunizante e as primeiras 1,8 milhão de doses serão adquiridas por meio do acordo envolvendo o Instituto Butantan e a farmacêutica Pfizer, que serão entregues até o fim deste ano.
Em novembro, o Ministério da Saúde vai iniciar o envio das primeiras 832,5 mil doses da vacina contra o VSR e, até dezembro, vai distribuir mais 1 milhão para todo SUS.
O Comitê Técnico Assessor do Ministério da Saúde segue o que recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS) - uma dose a partir da 28ª semana de gestação. A pasta informa que, com a implementação da vacina, será possível avaliar, no Brasil e em outros países, a necessidade de novas doses em futuras gestações.
Até o dia 6 de setembro de 2025 foram registrados 33.485 casos de VSR em crianças de até 2 anos. Em 2024, este número foi de 22.046 no mesmo período, evidenciando um aumento de 52%, segundo dados do boletim InfoGripe, da Fiocruz.
A temporada de aumento de casos de VSR já passou na maior parte do País. No momento, o único Estado que registra um aumento de casos graves pelo vírus é o Amazonas.
15/09/2025 - O São Paulo venceu o Botafogo por 1 a 0, ontem à noite, no Morumb[...]
15/09/2025
15/09/2025 - O prefeito Renan Pontelli encaminhou à Câmara Municipal o Projeto[...]
15/09/2025
12/09/2025 - O contribuinte da cidade de Tupã em débito com a prefeitura pode [...]
12/09/2025
Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail: