Nuvem de areia: Um dia de muita ventania e pouca chuva

Geral


23/09/2025 - Na manhã de ontem, por volta das 10h30 min, o céu escureceu e logo todos torceram para que as chuvas caíssem sobre a cidade e a região. Pelo menos esta era a expectativa e as previsões convergiam para isso. Mas não foi isso o que ocorreu. Na verdade, a cidade foi atingida por uma intensa nuvem de poeira, resultante do forte vento e da falta de chuva por praticamente dois meses.
O vento causou alguns danos, derrubando algumas placas de sinalização, árvores, galhos, proteção de lojas e deixando alguns danos em obras em execução. Para as donas-de-casa, a poeira se depositou nos quintais e adentrou muitas residências. O vento carregou folhas para toda a cidade. Transitar de moto nas ruas da cidade apresentava muitos riscos, exigindo muitos cuidados.
Durante toda a manhã, os ventos continuaram de forma intensa, mas já não oferecendo muitos riscos. Já a esperada chuva ainda não veio.

Força tarefa

Para enfrentar a situação, a prefeitura montou uma força tarefa ainda na manhã de ontem, que percorreu a cidade retirando galhos de árvores, recolhendo placas e procurando limpar o que era possível.

Na região

A ventania atingiu diversas cidades da região, algumas com maior intensidade, como aconteceu em Pompéia, por exemplo. 
O telhado do prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Educação foi totalmente arrancado, espalhando-se por vários metros e atingindo residências próximas. A queda de um poste de energia sobre um veículo também foi registrada, deixando a região interditada e sem energia elétrica devido ao rompimento da rede.
Outro ponto afetado foi o Recinto “Mário Zapparoli”, que sediou a 34ª Festa do Peão de Pompéia encerrada na noite de domingo (21). A estrutura começaria a ser desmontada ontem, mas a ventania derrubou o palco e parte das arquibancadas, deixando um cenário de destruição no local.
Pelas ruas da cidade, dezenas de árvores também foram derrubadas pela força do vento. Não houve registros de feridos.

Em nota, a prefeitura informou que prédios públicos foram destelhados e houve queda de energia em diferentes pontos do município. A Defesa Civil passou de imediato a atuar nos danos e liberando as vias bloqueadas. Ainda segundo a prefeitura, as aulas na rede municipal foram suspensas ontem.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade