Dengue: Governo de SP promove 'Dia D' de mobilização neste sábado

Geral


06/11/2025 - A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) realiza neste sábado, dia 8, o “Dia D” de Mobilização Estadual contra a Dengue, para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito "Aedes aegypti" em todo o Estado. Até ontem, quarta-feira (5), foram registrados mais de 3 milhões de casos e 1.102 óbitos por dengue nos municípios paulistas.
Além das ações de mobilização promovidas pelas vigilâncias epidemiológicas estadual e municipais, será realizada, de 10 a 14 de novembro, uma semana de intensificação das atividades educativas, e também ao controle do vetor, nos 645 municípios paulistas, com foco em ações comunitárias e informativas. 
As recomendações às equipes de saúde são voltadas à eliminação de criadouros, mutirões de limpeza, visitas domiciliares, palestras em escolas e unidades de saúde, além da distribuição de materiais educativos.
O objetivo do governo de São Paulo é antecipar e alertar a população sobre o risco de transmissão da doença, especialmente diante das mudanças climáticas, como o aumento da temperatura, da umidade e das chuvas, que favorecem a proliferação do mosquito e a expansão das arboviroses para novas áreas.
Os dados de registro da dengue no Estado são atualizados diariamente e podem ser acompanhados no Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (NIES) da SES-SP: https://nies.saude.sp.gov.br/ses/publico/dengue.

Vacinação
O Instituto Butantan desenvolve a Butantan-DV, a primeira vacina de dose única contra a dengue do mundo, que coloca São Paulo e o Brasil na vanguarda. O imunizante contra os quatro sorotipos de dengue teve seus dados de segurança e eficácia divulgados no New England Journal of Medicine, que mostraram 79,6% de eficácia geral para prevenir casos de dengue sintomática aos dois anos de acompanhamento. Resultados da fase 3 do ensaio clínico publicados na The Lancet Infectious Diseases mostraram, ainda, uma proteção de 89% contra dengue grave e dengue com sinais de alarme. Atualmente, o Butantan aguarda a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso do imunizante.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade