'Jammil Dualibi': Prefeitura agiliza medidas de contenção de erosão na Rua Gentíl Morábito

Geral


7/11/2025 - Já faz muitos anos que uma erosão avança no sentido da Rua Gentil Morábito, no Conjunto Habitacional "Jammil Dualibi", mas as últimas chuvas contribuíram para que o problema se agravasse.
Tanto que na semana passada foi iniciado um trabalho de recuperação no local, já que o terreno arenoso pode facilitar o avanço da erosão, caso ocorram novas precipitações, ameaçando residências.
Ao fazer uma visita no local na manhã de ontem, o prefeito Renan Pontelli determinou a desocupação de duas casas, com a transferência das famílias, incluindo um bebê, para um hotel. A erosão ainda não chegou nas moradias, mas existem previsões de fortes chuvas para hoje e amanhã.
As casas não apresentam danos, sendo que as famílias concordaram, para a segurança de todos, deixar as casas temporariamente, sendo abrigadas em um hotel da cidade.
Renan ponderou que o problema na Rua Gentil Morábito surgiu há muitos anos, mas nunca foi combatido de forma definitiva, apenas com medidas paliativas. O resultado é que hoje sua recuperação vai exigir um grande investimento.
A prefeitura vem procurando agilizar os trabalhos, mas é preciso fazer a aquisição de tubos de 1,80 metro de diâmetro, que não podem ser feitos no almoxarifado. Também será preciso a construção de uma caixa dissipadora.
Renan acredita que será preciso algumas semanas para a execução das obras. Os trabalhos já tinham sido iniciados na semana passada, mas as chuvas de quarta-feira fizeram a erosão avançar ainda mais. "Tínhamos um problema com a adutora da Sabesp, que já foi resolvido e a preparação do terreno tinha começado".
Com diversas equipes devendo ser deslocadas para o local, além de máquinas e caminhões, o prefeito acredita que, se o tempo permitir, será possível conter a erosão. Mas ponderou que será preciso um pouco de paciência para resolver um problema que vem de muitos anos.

Herança
Os problemas no "Jammil" se acumulam por anos. No final de março de 2016, quando houve uma intervenção de grande porte, foi concluída a pavimentação das ruas do bairro, última etapa dos trabalhos que também incluíram a implantação de galerias de águas pluviais e compactação de solo dos trechos que foram danificados pelas fortes chuvas que ocorreram na cidade naquele ano.
Os serviços preliminares de contenção da erosão foram iniciados com a escavação para a troca de terra, e remoção e limpeza dos tubos que tinham sido instalados. Após a limpeza, a galeria foi recuperada, com o reassentamento dos tubos e compactação do solo.
A causa da erosão foi devido às fortes chuvas e também pela rede de galerias pluviais ainda não estar interligada, já que a empresa contratada para fazer o serviço ainda não havia concluído o trabalho, praticamente abandonando a obra.

Por isso, na época houve até manifestações por parte dos moradores, preocupados com a segurança de suas casas, o que exigiu um posicionamento mais rápido por parte da prefeitura.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade