‘Índia Vanuíre’: Escola deve iniciar novo ano letivo com modelo cívico-militar

Geral


15/12/2025 - Não foi possível a Escola Estadual “Índia Vanuíre” iniciar o modelo cívico-militar a partir deste ano, pelos diversos problemas registrados. Mas todos já foram superados. Por isso, em 2026 o sistema começa a funcionar.
Praticamente todos os detalhes para a implantação do modelo já foram finalizados durante este ano. Isso deverá possibilitar que, já no início do próximo ano letivo, seja possível instalar o modelo, que foi aprovado pela maior parte dos alunos e comunidade escolar.
Não se sabe ainda se a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) poderá abrir uma nova consulta pública para que as comunidades escolares possam opinar sobre a implantação desse modelo na rede pública estadual. Mas é praticamente certo que as unidades aprovadas sejam mantidas, sendo que as outras duas escolas na região da Delegacia de Ensino de Tupã que também manifestaram interesse são a Escola Estadual “Professora Amália Valentim Marsíglia Rino”, em Rinópolis; e a Escola Estadual “José Giorgi”, em Rancharia.
É possível que, além das cem unidades já definidas neste ano, a Secretaria de Educação abra a adesão de novas escolas, aumentando a participação no modelo.
O modelo cívico-militar vai alterar pouco a rotina dos alunos. Não haverá mudanças em relação aos programas de ensino, horários de aulas, matérias previstas e outros detalhes já conhecidos dos alunos. A disciplina deverá ser o enfoque maior, o que deve colaborar para a melhoria do ensino nas unidades da rede estadual.
As escolas que vão funcionar com o modelo cívico-militar seguirão o Currículo Paulista, organizado pela Seduc-SP. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) apoiará a Seduc, inclusive com atividades extracurriculares na modalidade cívico-militar e com a segurança escolar.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade