Densidade larvária: Tupã registra índice dentro da expectativa em nova avaliação

Geral


13/05/2026 - A prefeitura, por meio do Departamento de Entomologia e Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o relatório da mais recente avaliação de densidade larvária realizada no município.
 Os dados referentes à avaliação realizada entre os dias 4 e 9 de maio mostram que foram vistoriados aproximadamente 1.800 imóveis, com coleta de larvas encontradas em recipientes que acumulam água. Dentre eles, 77 apresentaram focos do mosquito “Aedes aegypti”, resultando em um índice de densidade larvária de 4,1, dentro da expectativa prevista.
Segundo o subsecretário de Endemias, Marco Antônio de Barros, o resultado já era previsto devido às condições climáticas dos últimos meses. “Janeiro teve índice de 4,3, e esses dados ajudam a direcionar o trabalho das equipes para as áreas com maior necessidade de atenção”, explicou.
De acordo com o levantamento, a região central apresentou situação mais tranquila. Já áreas como o trecho entre Formosa e Marajoara, regiões indus-triais próximas à Bezerra de Menezes e pontos da zona Sul registraram maior concentração de ovos do mosquito, o que deve direcionar as próximas ações de combate.
As equipes de endemias já estão direcionando os trabalhos para essas regiões, com foco na eliminação de criadouros e orientação dos moradores.
A Secretaria de Saúde reforça que o combate ao mosquito depende principalmente da colaboração da população, eliminando recipientes que possam acumular água e permitindo o acesso dos agentes de controle às residências.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade