Certamente você, algum familiar ou amigo presen-tearam sua mãe com chocolate no último domingo. Segundo pesquisa realizada pela Conecta/Ibope, encomendada pela Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoins e Balas), 23% dos entrevistados disseram que iriam presentear suas mães com produtos de chocolate na data.
A CNC (Confederação Nacional do Comércio) estimou que a data tenha movimentado cerca de R$ 9,4 bilhões no mercado interno.
O que você provavelmente não sabia é que um dos chocolates mais famosos do mundo, escolhido por muitos para presentear as mães ontem, foi criado em um dos distritos de Tupã.
A empresa Kopenhagen, que é brasileira, foi fundada por dois imigrantes letos: Davi e Anna Kopenhagen.
Davi Kopenhagen era um estudante que abandonou o curso de medicina e Anna, uma pianista. Eles chegaram ao Brasil em 1928, e seguiram o fluxo migratório de letos até chegarem em Varpa, colônia fundada no ano de 1922.
A Associação Brasileira de Cultura Leta destaca que Anna e Davi mudaram-se depois para a cidade de São Paulo, onde começaram a produção de marzipan (doce europeu clássico, feito da mistura da amêndoa e açúcar) na cozinha de sua casa. “Acredita-se que a receita de marzipã dos Kopenhagens tenha sido inspirada na famosa marca de chocolate leta Laima, fundada primeiramente em 1870”, afirmou.
O paladar leto, no entanto, prefere chocolates mais amargos, enquanto a Kopenhagen atende ao gosto mais doce do brasileiro. Anna e Davi abriram sua primeira loja na Rua Miguel Couto, no centro de São Paulo, no ano de 1929.
O site da empresa Kopenhagen destaca que, no início dos trabalhos, David saía a pé de sua casa, para economizar na condução, com uma maleta de couro repleta do doces. “Os destinos eram a Rua São Bento e a Rua Direita, no centro de São Paulo, que concentravam os bancos europeus”, ressalta.
Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto