Salmourão: Justiça condena vereador por uso indevido de carro oficial

Policial


17/07/2025 - A juíza Lívia Maria Macagnan Ciciliati, da Comarca de Osvaldo Cruz, condenou o vereador Edinaci Silva dos Santos, conhecido como “Dragão”, por improbidade administrativa. Da decisão cabe recurso.
A decisão foi publicada na segunda-feira (14), pela 2ª Vara da Comarca de Osvaldo Cruz, reconhecendo o uso indevido de um veículo oficial da Prefeitura de Salmourão para fins particulares — incluindo deslocamento com a esposa do vereador para a cidade de Sumaré, a 225 km de Sertãozinho, após uma viagem oficial da prefeitura. 
“Dragão” é motorista da Prefeitura de Salmourão.
O Ministério Público de Osvaldo Cruz apontou que o então servidor público, nomeado motorista interino do Departamento Social, utilizou um Chevrolet Spin oficial fora da rota autorizada em fevereiro de 2021, após levar familiares de uma paciente em tratamento oncológico (câncer) para Sertãozinho.

Em vez de retornar, o réu seguiu até Sumaré para pernoitar com a esposa, alegando falta de verba para estadia em hotel. O valor disponibilizado pela prefeitura na viagem foi de R$ 600,00.

A sentença da juíza Lívia Maria Macagnan Ciciliati considera que houve dolo e enriquecimento ilícito com uso indevido de bem público.
Sanções
Além da suspensão dos direitos políticos por quatro anos, Edinaci foi condenado ao pagamento de multa equivalente ao custo das viagens indevidas, que será apurado na fase de cumprimento da sentença.
Por outro lado, a prefeita Sônia Cristina Jacon Gabau, também acusada, foi absolvida. A decisão afirma que não houve comprovação de dolo específico por parte da então chefe do Executivo ao autorizar o transporte de munícipes, nem indícios de conluio entre os envolvidos.

Desdobramentos políticos

O processo ainda poderá ter desdobramentos políticos. com a suspensão dos direitos de Edinaci; há a possibilidade de cassação do mandato e substituição pela suplente do partido, o que movimenta os bastidores da Câmara de Salmourão.
“Dragão” conseguiu se eleger pe-lo PSD com 184 votos nas eleições de 2024.

A suplente, segundo as primeiras informações, seria Daiane Tabajara, que obteve 63 votos nas últimas eleições.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade