Praça dos Cem Anos: Espaço ainda se destaca no cenário urbano

Geral


29/09/2025 - Todo tupãense conhece a Praça dos 100 Anos da Imigração Japonesa, localizada ao lado do prédio do Fórum da Comarca, que até hoje é um dos "cartões postais" da cidade.
O projeto foi viabilizado pela prefeitura em homenagem ao legado dos primeiros imigrantes da comunidade nipo-brasileira, que continua ajudando a escrever sua história em Tupã, por meio de seus descendentes.
O projeto destaca a chegada dos imigrantes japoneses no Brasil, que começou oficialmente em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru desembarcou os primeiros 781 imigrantes no porto de Santos. Essa migração foi motivada pela necessidade de mão de obra nas fazendas de café brasileiras e pela busca de uma vida melhor por parte dos japoneses. 
Hoje, a comunidade japonesa no Brasil é a maior do mundo fora do Japão e  conta com cerca de 2,5 milhões de pessoas.
80 anos
 
 É bom lembrar que a praça recebeu primeiramente um monumento criado na gestão do então prefeito Jesus Guimarães, para a comemoração dos 80 anos da Imigração Japonesa no Brasil.
A partir desse monumento, que está no local até hoje, foi desenvolvido o projeto da praça na comemoração do centenário da imigração, pela arquiteta Jeane Rosin, com traços orientais.
Quando a obra ficou pronta, contando inclusive com um pequeno espelho d'água, logo se transformou em espaço ideal para fotos, inclusive de noivos depois do casamento.
Felizmente, a prefeitura faz a manutenção do espaço regularmente. Especialmente nos finais de semana, a presença de jovens naquele local, que faz parte do "circuito do Findalinha", é muito grande, com o descarte de copos descartáveis e latas de cervejas, entre outros objetos.

 

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade