Santa Casa: Hospital completa hoje 83 anos de fundação

Geral


12/7/2022 - A Santa Casa de Tupã completa hoje 83 anos de sua fundação. Trata-se de um marco muito importante, considerando a luta empenhada neste período para manter o hospital em funcionamento, o que nem todos reconhecem.
Assim como todas as demais Santas Casas, o hospital foi constituído por um grupo de cidadãos beneméritos. Sua fundação deu-se em 12 de julho de 1.939, sendo uma entidade de natureza filantrópica. 
Dentre as inúmeras pessoas que colaboraram para a sua edificação estão Joaquim Abarca, doador das terras onde está edificado o hospital, e Luiz de Souza Leão, fundador da cidade. 
O primeiro provedor da Santa Casa foi Anthero Augusto Silva Barradas, que ficou no cargo por pouco tempo, do ano de 1944 a 1945, depois assumiu como segundo provedor Jayme Coelho de Almeida, do ano de 1946 a 1948. 
Mas a Santa Casa só começou a se desenvolver realmente a partir da posse do seu terceiro provedor, Manoel Ferreira Damião, que ficou por muitos anos no cargo, de 1948 a 23 de março de 1963, data do seu falecimento. 
O hospital foi projetado, construído e aparelhado sob orientação exclusiva dele, que muito contribuiu para seu desenvolvimento. Em 1963 assumiu o quarto provedor, Manoel Marques de Oliveira, ficando no cargo até 1964, e em 1965 tomou posse Anísio Carneiro, ficando até 1978, período no qual muitas obras foram entregues.
No seu mandato, em 1968, foi construída a Maternidade “Nossa Senhora de Chartres”, os pavilhões, o INPS e o isolamento. 
Nesta época, a mesa administrativa era composta pelo provedor Anísio Carneiro; vice-provedor, Manoel Marques de Oliveira; 1º secretário, Carlos Ferreira Damião; 2º secretário, Antônio Rodrigues Costa; 1º tesoureiro, Gabriel da Silva Teixeira; e 2º tesoureiro, Laércio Soares de Souza. 
Foi construído no seu mandato, em 7 de março de 1975, o Hospital “Selmira Ribas Carneiro”, que presta assistência a muitas crianças até os dias de hoje e também houve a construção do Laboratório de Análises Clínicas, e as instalações da cozinha. 
Em 1977, surgiu a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o centro cirúrgico, com a mesma mesa administrativa, mantendo-se o vice-provedor e o 1º secretário, alterando somente os nomes do 2º secretário, que passou a ser o professor Florentino Fernandes Garcia; 1º tesoureiro, Laércio Soares de Souza; e 2º tesoureiro, Eduardo Zanelato. 
O sexto provedor que contribuiu para o desenvolvimento da Santa Casa foi justamente Eduardo Zanelato, que teve seu mandato de 1979 a 1994, onde uma obra também de extrema importância foi construída, o pronto-socorro, inaugurado em outubro de 1984, cuja mesa administrativa era assim composta: provedor, Eduardo Zanelato; vice-provedor, Laércio Soares de Souza; 1º secretário, professor Florentino Fernandes Garcia; 2º secretário, Carlos Ferreira Damião; 1º tesoureiro,  Wladimir Arantes Teixeira; 2º tesoureiro, Lincoln Rubens Ricci. 

Em 29 de dezembro de 1994, já no final do mandato de Zanelatto, foi entregue o Banco de Sangue. Nessa época, a diretoria era composta pela mesma mesa administrativa, só alterando o 2º secretário, que passou a ser Hilário Manfré, e o 2º tesoureiro, Ermildo Thomazine. 
Outra medida tomada por Zanelato foi a de centralizar as atividades do setor de compras e do almoxarifado, que não existia. Antes, cada setor comprava o seu material de consumo e o estocava. Isso facilitou muito, pois agora as compras passaram a ser efetuadas através das cotações, procurando sempre o melhor preço, prazo, qualidade, sendo os produtos estocados de maneira correta. Assim, pode ser comprada em maior quantidade para não correr o risco de faltar material, como sempre ocorria por falta de espaço físico em cada posto de serviço. 
De 1995 a 2001, assumiu o cargo de provedor o professor Florentino Fernandes Garcia, o sétimo. Surgiu no seu mandato, em meados de 1995, o Plano Santa Casa Saúde, uma empresa dinâmica, atualizada, dentro das exigências legais que regulamentam os planos de saúde, com capacidade para oferecer aos seus usuários toda abrangência de especialidades médicas, incluindo benefícios adicionais especiais, com tecnologia de ponta, o que o coloca em igualdade com os mais modernos planos de saúde existentes a nível nacional. 
A Santa Casa investiu e tem planos de continuar investindo em sua estrutura operacional e administrativa, a fim de aprimorar a qualidade do atendimento que presta aos seus usuários, garantindo-lhes confiança, tranquilidade e segurança. 

No dia 29 de junho de 1999, com a presença de autoridades, mesa administrativa, irmãos definidores, médicos, enfermeiros e funcionários de apoio, foi realizada a entrega da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), totalmente reformada, acrescida de equipamentos para atendimento infantil, o Serviço de Hemodiálise reformado e ampliado com novos equipamentos para atendimento infantil e rim artificial. 
A maternidade não parou de se desenvolver, sempre buscando aperfeiçoar o serviço prestado. Assim, em 2000 o hospital recebeu o título de “Hospital Amigo da Criança”, reconhecido por ter cumprido os dez passos para o sucesso do aleitamento materno definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). 
Em 13 de maio de 2001 assumiu como provedor o engenheiro José Carlos Corbari, com a seguinte mesa administrativa: vice-provedor, Antônio Rodrigues de Pontes Filho; 1º secretário, Júlio Cristino Alves; 2º secretário, Mársio Duarte; 1º tesoureiro, Eurípedes Leonel; 2º tesoureiro, professor João Obregon. 
No dia 16 de maio de 2005 assumiu como provedor o administrador de empresas Antônio Rodrigues de Pontes Filho, com a seguinte mesa administrativa: vice provedor, capitão Davi Rodrigues dos Santos; 1º secretário, Júlio Cristino Alves; 2º secretário, engenheiro José Carlos Corbari; 1º tesoureiro, Eurípedes Leonel; e 2º tesoureiro, professor João Obregon.
Assumiu como provedor Claudinês Luchi Arroyo, no dia 21 de janeiro de 2007, com a seguinte mesa administrativa: vice-provedor, capitão Davi Rodrigues dos Santos; 1º secretário, Júlio Cristino Alves; 2º secretário, engenheiro José Carlos Corbari; 1º tesoureiro, Eurípedes Leonel; e 2º tesoureiro, João Obregon. Essa Irmandade preocupada não só em equacionar os custos de manutenção e de prestação de serviços, também está buscando recursos externos para poder melhor prover de equipamentos como também melhorar a sua aparência física e ambiental, buscando excelência no tratamento digno e humanizado.  
No ano de 2012, após grande trabalho visando a captação de recursos, foi entregue o novo centro cirúrgico com 5 salas para cirurgia e outras duas para recuperação cirúrgica, totalmente modernizado com equipamentos de ponta. Foi realizada também a ampliação da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). 
Em 2013 assumiu como décimo primeiro provedor da Santa Casa o capitão reformado do Exército Brasileiro Davi Rodrigues dos Santos, que deu continuidade, destacando a reforma da ala feminina do SUS, aquisição de um novo tomógrafo, nova ampliação da hemodiálise, centro cirúrgico e unidade de terapia intensiva II, reforma da unidade de moléstias infecciosas e a construção da central de recepção aos visitantes, entre outras ações. 
Em 2017, assumiu novamente como o décimo segundo provedor, Claudinês Luchi Arroyo, com o objetivo de fortalecer ainda mais os serviços prestados pela Santa Casa. Nesse sentido, já existe uma parceria com a Faculdade de Medicina de Adamantina, para que os alunos façam estágio monitorado. 

Em janeiro de 2018, a Santa Casa assumiu os serviços de atendimento de maternidade, pediatria e oncologia do SUS, antigo Hospital São Francisco, ampliando e adaptando as instalações para receber esses pacientes. Implantação dos serviços de litotripsia e endoscopia. Foi concluída a reforma do SUS masculino, da Central de Materiais Esterilizados – CEME e a pintura da fachada. Realizada a segunda e terceira ampliação do Núcleo de Oncologia.
Em março de 2020 veio a pandemia da Covid-19 e o hospital praticamente se voltou para acudir e tratar os enfermos de Tupã e da região, pois é a única unidade de saúde credenciada. Foi assim durante o ano todo e até meados de 2021. 
Também foi feita a readequação do pronto atendimento no Pronto-Socorro para pacientes da Covid-19. 
Em 2021, Claudinês Luchi Arroyo foi reeleito, constituindo-se no décimo terceiro provedor para um mandato até 2024. 
Assim que a pandemia amenizou, o hospital está podendo retomar os trabalhos para melhorar o atendimento aos usuários e serviços. Assim, foi implantada uma nova usina de oxigênio com a reestruturação da entrada de energia, com um novo transformador de 112,5 KWA de 380 V, sendo que a capacidade da usina de oxigênio dobrou e agora é de 34 m³ em carga máxima, para atender principalmente os setores de Covid-19 ambulatorial e unidade de terapia intensiva e dar sustentação ao centro cirúrgico, Unidades de Terapias Intensivas “A” e “B” e demais setores do hospital. 

Também, destaques para a obra de reforma e adaptação da nova tomografia computadorizada; início das obras que estavam aprovadas desde 2019, e não iniciadas, porque não havia a autorização da GIGOVPP – GE Governo Presidente Prudente/SP – para o Banco de Sangue e a maternidade, ambas com recursos do Ministério da Saúde. Também foi iniciada a reforma e adaptação da nova Unidade de Terapia Intensiva C, com apoio das Prefeituras Municipais de Arco-Íris, Bastos, Herculândia, Iacri, Parapuã, Queiroz, Rinópolis e Tupã.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade