Semáforo com tempo: Pedestres já estão acionando mais a ‘botoeira’

Geral


02/09/2025 - Tupã já conta com diversos semáforos com tempo para o pedestre e botão, a “botoeira”, que permite que a travessia seja liberada após o acionamento do botão, que informa o sistema sobre a necessidade de passagem de pedestres. 
É importante saber, porém, que o sinal só abrirá após a conclusão do ciclo atual dos semáforos para veículos, garantindo a segurança e evitando interrupções no tráfego. 
O que se observa é que muitos pedestres apertam o botão por diversas vezes, mas isso deve ser feito apenas uma vez. Feito isso, basta aguardar o sinal verde para pedestres, que terá um tempo de espera variável dependendo do horário e do fluxo no cruzamento. 

Como funciona
O pedestre pressiona o botão localizado na haste do semáforo para indicar que deseja atravessar. A “botoeira” não abre o sinal imediatamente, mas sim sinaliza ao sistema para que ele libere o sinal para os pedestres ao final do seu ciclo de operação atual. 
Quando o sinal vermelho para os veículos é acionado e o sinal verde para os pedestres surge, o tempo de travessia deve ser respeitado.
Lembrando que o tempo de espera pode variar bastante. Em horários de pico, pode ser preciso aguardar um tempo mais longo, enquanto em horários de menor movimento, a luz verde pode surgir mais rapidamente. 
Pressionar o botão repetidamente não acelera o sinal para a travessia. A programação do semáforo é feita para atender a demanda de pedestres e veículos. Em locais de grande movimento, os semáforos podem ter um ciclo fixo para pedestres que não depende do botão para abrir. 
É fundamental atravessar sempre que o sinal verde para pedestres estiver ativo e na faixa de pedestres, mesmo que haja a tentação de atravessar antes. 

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade