BUXIXO

Política


A volta dos que não foram
15/04/2024 - A reviravolta no último minuto deu dicas claras sobre quem está dando as cartas na etapa preliminar do processo eleitoral em Tupã. Assessores cheios de conversa e cheios de marra, figuras que se acham expressivas, mas não têm nenhuma expressividade e candidatos, no fim, ficaram à mercê do prefeito Caio “Estratégia, do Grego Strateegia, do Latim Strategi...” Aoqui e o seu mentor-mor Gilberto “Esquerda-Centro-Direita” Kassab, que se fizeram de mortos e, no fim, enterraram (n)o coveiro.
Para quem não está entendendo, o Setor de Explanações (SEX) do SMI, o didático Serviço Municipal de Informações, elaborou uma cartilha, que está sendo distribuída gratuitamente no “Boca do Inferno”, para esclarecer o vai e vem.
Em resumo, é o seguinte: o multipresidente Edson “Republicano-PL-PSD” Schiavon tinha deixado o Republicano, partido do governador Tarcísio “Vou Para o PL” de Freitas e se bandeado para o PL, sigla que tem em suas fileiras nomes de destaque no cenário nacional, como o ex-presidente Jair “Talquei” Bolsonaro e local, como o deputado federal Luiz Carlos “Veio, Mas Nem Vi” Motta.
Ao ingressar nas fileiras do partido liberal, Schiavon encheu muita gente de esperança, incluindo um certo super-articulador, que já estava contando vantagens pela cidade. Acontece que, na última hora, o chefe do Expresso Oriente deu uma rasteira em todo mundo e resgatou aquele que não tinha ido, oferecendo em troca o passe do vereador Eduardo “Cuma?” Shigeru.

Radical
Mas nenhuma mobilização causou tanta surpresa durante esta janela de transferências partidárias quanto a escolha feita pela vereadora Cristina “Vermelho-Verde-Amarelo-Azul e Branco” Vicente, que deixou as fileiras canhotas do PCdoB para se abrigar no União Brasil, partido que nasceu da fusão do DEM com o PSL, aquele mesmo, do 17, que, durante anos, foi casa do ex-presidente Jair “Comigo é Na Bala!” Bolsonaro e seu séquito de seguidores ultradireitistas.
Seu German Gano, comentarista esportivo e político da Agência Oris Infernum, respeitado pela profundidade de suas análises, comparou a movimentação com aqueles passos em falso que ninguém é capaz de entender. “É como um palmeirense que, do nada vira corintiano. Passa a ser odiado pelos palmeirenses, porque traiu grandemente seu povo, e continua sendo odiado pelos corintianos, porque não é nato”.
Sábio como ninguém, o veterano comentarista, que já cobriu mais de 10 Copas do Mundo e cerca de 30 eleições, encerrou sua análise lembrando que enquanto no futebol as coisas são preto no branco, na política tudo é cinza. “Às vezes tem coisa acontecendo por trás”, resumiu.

Grupão
Um infiltrado ouviu na semana passada uma lista dos nomes que irão integrar o grupo de Renan “Ouve Eu” Ponteli. Segundo o informante, a relação é imensa e conta com políticos experientes e empresários fortes. Desta vez, “Pokemon” não está de brincadeira e, quando colocar suas armas na campanha, oportunamente, tem gente que vai ficar desesperada. Quando chegar a hora, tem gente que vai tremer.

Enquanto isso...
No grupo da situação, as gravações conseguidas pelo SMI no gabinete totalmente à prova de “fofoqueiros”, por meio de um microfone disfarçado de mosquito, dão conta de que os nomes colocados até agora para a sucessão podem não estar assim tão definidos. Tanto para prefeito como para vice, muita coisa ainda pode acontecer, ou na verdade nem aconteceu. Na semana passada, o nome de Lucas “O Maskara” Hatano era o preferido pelo imperador. Mas ainda tem muito tempo, considerando a palavra final ainda a ser dada por Kim “Fuantei” Jong-un.

Pré-candidato
O professor Anderson Medeiros sustentou na semana passada que sua pré-candidatura parte de uma proposta séria de mudança, considerando os grupos dominantes. Ele admitiu que vem sendo muito pressionado para declinar de sua disposição em buscar assento na “Casa Branca”, mas que a decisão já foi tomada e não existe nenhuma possibilidade de mudança. Por isso, ele disse que está disposto a receber a todos, mas apenas dentro do objetivo de comungarem do mesmo projeto.

Bolsa de aposta
Já corre na cidade uma bolsa de apostas para premiar quem conseguir acertar os nomes dos vereadores que serão reeleitos. Cada aposta custa R$ 10,00 e a lista ficará bem guardada. O cidadão poderá apresentar apenas uma lista. No final da apuração, será anunciado o vencedor. Se houver. Caso ninguém acerte, o dinheiro arrecadado vai para uma instituição.

Pensamento da semana
“A verdade vence por si mesma; a mentira precisa de cúmplices”.

Perguntas que esperam respostas
- O que estão fazendo com a Praça da Vila Inglesa?
- Como vai ficar o PCdoB com a “endireitada” da vereadora?
- O PT continuará sem contar com candidato a prefeito?
- Alguém já localizou o Sydnei?
- Quando vai terminar a reforma da “Casa Branca”?
- Por onde será que anda a “Eminência Parda”?
- Qual partido realmente saiu mais fortalecido na “troca de legendas”?
- Será que a prefeitura vai conseguir terminar até dezembro todas as obras em andamento?
- Será que a nova sede da “Caixinha da Ampliação” será inaugurada este ano?
- Quanto vai custar uma campanha para prefeito? E para vereador?

Frase da Semana
“Estou vendo que teremos uma disputa com muitos ataques nas eleições deste ano, mas cujos resultados poderão ser uma surpresa para todos nas ‘casas irmãs’ na Praça da Bandeira”.
(previsão compilada do Instagram, quarta-feira passada, do vidente e pai de santo Bento Pintado)

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade